sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dilatação Térmica


Dilatação térmica é o fenômeno pelo qual o corpo sofre uma variação nas suas dimensões, quando varia a sua temperatura.

A dilatação de um sólido com o aumento de temperatura ocorre porque com o aumento da energia térmica aumentam as vibrações dos átomos e moléculas que formam o corpo, fazendo com que passem para posições de equilíbrio mais afastadas que as originais.

OBS.: Excepcionalmente na água ocorre fenômeno inverso de 0 a 4ºC. Portanto, para dada massa de água, a 4ºC ela apresenta um volume mínimo. Lembrando que a densidade é dada pela relação entre a massa e seu volume (d = m/v), concluímos que a 4ºC a água apresenta densidade máxima.

Esse comportamento da água explica por que nas regiões de clima muito frio os lagos chegam a ter suas superfícies congeladas, enquanto no fundo a água permanece líquida a 4ºC. Como a 4ºC água tem densidade máxima, ela permanece no fundo não havendo possibilidade de se estabelecer o equilíbrio térmico por diferença de densidade.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Divisões da Física


A distribuição dos conteúdos da Física é feita em seis grandes partes: a Mecânica, que trata dos movimentos, das forças, do equilíbrio dos coprpos e das leis da conservação (da energia e da quantidade de movimento); a Física Térmica, que estuda a energia térmica e suas relações com a energia mecânica; a Óptica Geométrica, que estuda a energia luminosa e suas interações com a matéria; a Ondulatória, que trata do estudo das ondas mecânicas e da Acústica; o Eletromagnetismo, que faz a união da recente ciência da Eletricidade com a do Magnetismo; e a Física Moderna, que, além de outras implicações, revolucionou o estudo do movimento e da energia no século XX.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Apresentação


A Física é uma das mais antigas disciplinas acadêmicas, talvez a mais velha de todas através da sua inclusão na astronomia. Ao longo dos dois últimos milênios, a física foi considerada sinônimo de filosofia, química e certos ramos da matemática e biologia mas durante a Revolução Científica no século XVI, ela tornou-se uma ciência única e moderna por mérito próprio. Contudo, em algumas áreas como a física matemática e a química e biologia, as fronteiras da física mantêm-se difíceis de distinguir.

A Física é tanto significante como influente, em parte porque os avanços na sua compreensão foram muitas vezes traduzidos em novas tecnologias, mas também porque as novas ideias na física muitas vezes ressoam com as outras ciências, matemáticas e filosóficas. Por exemplo, avanços na compreensão do electromagnetismo influenciaram directamente o desenvolvimento de novos produtos que transformaram dramaticamente a sociedade moderna. (ex: televisão, computadores e eletrodomésticos); avanços na termodinâmica influenciaram o desenvolvimento do transporte motorizado; e avanços na mecânica inspiraram o desenvolvimento do cálculo.

Como ciência, a Física faz uso do método científico. Baseia-se na Matemática e na Lógica para a formulação de seus conceitos.